terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Sabedoria evangélica revelada pelo Espírito.


O Apóstolo Paulo, em sua primeira Epístola aos Coríntios(2,6-16), nos revela a verdadeira sabedoria, que nos é dada pelo Divino Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade Santa; nosso Deus educador e consolador, prometido pelo Cristo aos Seus seguidores e que, conforme Suas Palavras, estará conosco até a consumação dos tempos. E que também, iluminou e inspirou todos os profetas no Antigo Testamento.
E Paulo, na elouquência de seus discursos, ou seja, suas pregações, nos assegura que esta sabedoria, não é encontrada no mundo e nem nos grandes deste mundo!.
Ele nos diz:"Entretanto, o que pregamos entre os perfeitos é uma sabedoria, porém não a sabedoria deste mundo nem a dos grandes deste mundo, que são, aos olhos daquela, desqualificados. Pregamos a sabedoria de Deus, misteriosa e secreta, que Deus predeterminou antes de existir o tempo, para a nossa glória. Sabedoria que nenhuma autoridade deste mundo conheceu (pois se houvesse conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória). É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou(Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam.
Todavia, Deus no-las revelou pelo Seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus. Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar. O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém. Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo(Is 40,13)? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo".
Ter o pensamento de Cristo, como nos assegura o Apóstolo Paulo, é obedecer a Deus em tudo e fazer a vontade dEle. Pois o próprio Jesus, mesmo sendo Deus também, obedeceu ao Pai Eterno e obedeceu até a morte e morte de cruz.
Mas, como também nos fala Paulo, é bem verdade, que o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque o que o Espírito Santo de Deus nos revela e deseja de nós, é a pureza de corpo e de alma e a vida em santidade. E isto para o homem atual, é realmente loucura. Sem se falar, nos magistrados e doutores da lei, que regem os destinos de um povo, sem terem o dicernimento correto, da Palavra de Deus, onde está a verdadeira sabedoria, aquela que deve direcionar os passos de toda a humanidade.
O Apóstolo Paulo, também enfatiza as palavras do profeta Isaías, quando nos diz:"Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam". Então, o que fazemos?... Vamos, entrar na onda do mundo do homem natural, que julga as coisas de Deus loucura e não aceita viver, para obedecê-lO e serví-lO?...Ou, vamos nos abrir à ação maravilhosa do Espírito Santo de Deus, que nos revela a sabedoria divina, nos orienta na caminhada da fé, nos faz amar verdadeiramente a Deus acima de tudo e de todos e nos dá todas as forças necessárias, para vencermos as investidas de satanás e um dia, chegarmos aos céus, para recebermos do Pai Eterno, todos os bens que Ele preparou para nós?...
A escolha é sua irmão. Eu, já escolhi :"Viver para mim é Cristo, e morrer para mim é ganho".



Nenhum comentário:

Postar um comentário