terça-feira, 16 de agosto de 2011

A Hemorraíssa.


O evangelista São Marcos, nos faz a narrativa  belíssima  da cura da hemorraíssa(5,25-34).
Caminhava Jesus, no meio de uma multidão, e se pode imaginar como Ele era apertado, por todos os lados e quase que sufocado. E no meio de todo esse povo, havia uma mulher, que padecia já por doze anos de um fluxo de sangue. Já tinha sofrido muito nas mãos dos médicos, gastando tudo o que possuía e a cada dia que passava, piorava mais e mais.
Então ouviu falar do Mestre Jesus, de Suas curas e de  Seu amor misericordioso. Mas, diante de sua enfermidade, não se sentia dígna de ir ter com Ele, visto que, era marginalizada diante da sociedade, como eram todos os doentes, porque ser doente, significava está sendo castigada por Deus. Porém, sua fé venceu as barreiras do preconceito, ela encheu-se de coragem e pensou consigo mesma:" Me misturarei no meio da multidão e ninguém vai me notar, então tocarei na orla do manto dEle e ficarei curada". E a graça se deu, o milagre aconteceu, no mesmo instante em que tocou o manto do Senhor, lhe estancou a fonte de sangue e ela ficou curada.
Jesus, então, percebe imediatamente que saíra dEle uma força e, voltando-Se para o povo, pergunta:"Quem tocou minhas vestes?". Responderam-Lhe os seus discípulos:"Vês que a multidão Te comprime e perguntas:Quem me tocou?". E Jesus olhava em derredor para ver quem o fizera. Ora, a mulher, atemorizada e trêmula, sabendo o que nela se tinha passado, véio lançar-se a Seus pés e contou-Lhe toda a verdade. E certamente, mesmo temendo o repúdio daquela gente, era bem maior a alegria, de estar frente-a-frente, com o Senhor da vida, aquele amado Senhor, O qual, não foi necessário ela Lhe dizer, o que sentia e o que queria que Ele Lhe fizesse, simplesmente, acreditou com a mais pura fé, que somente Ele poderia curá-la.
E depois de curada, ainda consegue ouvir a mais bela e harmoniosa melodia, a voz do Senhor Jesus, que lhe diz:"Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada do teu mal".
Este episódio, da mulher do fluxo de sangue, a demonstração de sua fé em Jesus, deve ser para nós uma grande lição de vida. Quantas vezes, nas enfermidades que se chegam a nós ou a nossos entes queridos, saímos a procura de cura e salvação, em lugares e em pessoas, onde certamente, Jesus não se faz presente, e é a Ele, somente a Ele, a quem devemos recorrer. 
E são em momentos, como estes, que nos conscientizamos, de que nossa fé é quase nada, pois não conhecemos o Senhor Jesus como deveríamos conhecer, e se falam dEle, não queremos saber, porque Ele é ultrapassado, para o nosso tempo do avanço da ciência e da tecnologia, esse avanço, que são os homens que realizam com seus estudos e pesquisas aceleradas; e mesmo assim, esse Jesus exige uma postura, que não cai bem na nossa gente de cabeça feita, gente que sabe muito bem o que quer...
Vejamos, a hemorraíssa, foi além, bem além da mentalidade estúpida, daquela gente preconceituosa e desprovida de misericórdia, que marginalizavam a todos, que eram acometidos por qualquer espécie de enfermidade. E foi atrás de Jesus, do único Senhor que poderia curá-la, porque é Deus e porque nos ama, e a todos acolhe sem nenhum tipo, de discriminação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário