Como nos relata o evangelista São Lucas (1,26-38). Havia em Nazaré, uma cidade da Galiléia, uma jovem chamada Maria, que estava prometida em casamento, a um homem chamado José da casa de Davi. E certamente, que esta jovenzinha já tinha tudo planejado, para o seu casório e como toda jovem, anseiava que chegasse logo o dia de suas núpcias.
Só que esta jovem, era diferente das outras jovenzinhas de sua época. Conhecia muito bem, as Escrituras Sagradas, e sabia que Deus havia prometido enviar o Messias, que traria a salvação para todo o povo.
Vendo seu povo sofrer, diante da opressão dos poderosos; rezava e suplilcava incansavelmente, para que Deus, se compadecesse de sua gente e enviasse logo o libertador esperado.
Então, eis que certo dia, aparece em seu quarto, um anjo do céu; e logo o anjo Gabriel, que lhe faz uma estranha saudação:"Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". E a jovem Maria, fica pertubada com aquelas palavras e não entende, qual seria o significado daquela saudação.
Então o anjo do Senhor, aquieta o coração da vírgem e lhe diz:"Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um menino, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim".
E pertubou-se mais ainda, o coração de Maria com estas revelações, e perguntou ao anjo:"Como se fará isso, pois não conheço homem algum?". Respondeu-lhe o anjo:"O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível". E então disse Maria:"Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua Palavra". E o anjo afastou-se dela.
Foram segundos ou minutos, não se pode avaliar; mas se pode imaginar, o que se passou no coração e na mente de Maria, neste momento santo e mágico. Certamente, que todos os seus projetos particulares, perderam a importância, porque o Deus Todo Poderoso a havia escolhido, para ser a coredentora da humanidade. Através dela, do seu sim incondicional, traria ao mundo o Messias, que não só iria salvar sua gente, mas a humanidade inteira, até mesmo, aqueles que ainda não nasceram.
Ela não pensou e nem se preoculpou, com o que poderia acontecer consigo, se José a rejeitasse; seria apedrejada até os portões da cidade e rejeitada por todos e quem sabe, se até não morreria com as pedradas. Nada importava para ela, só queria ser fiel e servir a Deus, e sabia que trazia em seu ventre, Aquele que era dono de sua vida.
Não existia nenhuma dúvida no coração de Maria, pois que ouviu da boca do anjo Gabriel, "que a Deus nenhuma coisa é impossível"; e se esse Deus de amor e de poder, estava com ela, como poderia temer alguma coisa!.
Então, José, ao tomar conhecimento de que Maria estava grávida, e sabendo ele que não tinha estado com ela; e por ser um homem de bem, resolve rejeitá-la secretamente, e procedendo desta forma, evitaria que ela fosse apedrejada e poderia ter seu filho em paz. No entanto, o mesmo anjo, em sonho lhe aparece e lhe diz:"José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo de seus pecados".(Mt.1,19-21). E José, faz como o anjo do Senhor lhe disse, recebe Maria em sua casa e se faz também, escravo das promessas de Deus, cooperando com a salvação dos homens de todas as gerações.
E assim, se fez a Sagrada Família de Nazaré:"Jesus, Maria e José". E vejam, Deus quis, que Seu filho viesse ao mundo, fazendo parte de uma família, nos mostrando assim, quão importante é a família. E que, toda família formada na terra, têm que viver em santidade, seguindo o modelo da família sagrada, que só viveram para agradar e obedecer a Deus, por isso, hoje desfrutam da glória nos céus.
Mãe Maria, vem nos ajudar na nossa caminhada de fé. Queremos e precissamos tanto, dar nosso sim a Deus. Esse sim Mãe, que tantas e tantas vezes, fica num talvez ou quem sabe; pois é brecado, nos nossos desejos mundanos, nas nossas vaidades, nos nossos projetos particulares e egoístas, na sede obsecada que temos de querer e poder. Ti pedimos então, Mãe Maria, que caminhe conosco e nos ensine e nos ajude, a vivermos para nosso Deus, como a Senhora viveu; e que possamos com o teu auxílio, fazer de nosso corpo, um sacrário vivo de Teu Filho Jesus, para que através de nós, Ele possa continuar salvando os homens nossos irmãos.