domingo, 23 de março de 2014

Justificação pela fé...



Justificados,  pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por Ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios. Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer. Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo Seu sangue, seremos por Ele salvos da ira. Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida. Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação!
Por isso, como por um só homem entrou a pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram...De fato, até à Lei, o mal estava no mundo. Mas o mal não é imputado quando não há Lei. No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão(o qual é figura do que havia de vir).
Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos. Nem aconteceu com o dom o mesmo que com as consequências do pecado de um só: a falta de um só teve por consequência um veredicto de condenação, ao passo que, depois de muitas ofensas, o dom da graça atrai um juízo de justificação. Se pelo pecado de um só homem reinou a morte(por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo".
Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida. Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos.
Sobreveio a Lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado superabundou a graça. Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.(Rm 5,1-21) Amados(as) de Deus, as palavras do Apóstolo Paulo, devem incendiar nossas almas e incitar em cada um de nós, um desejo profundo, de viver segundo o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio à esse mundo, vestindo a nossa carne, menos o pecado, porque por Adão nosso primeiro pai na terra, entrou o pecado no mundo e muitos se perderam e pagaram por esse crime, que desestruturou a harmonia e a paz, entre Deus e o ser humano; no entanto, o Cristo sozinho, mas com uma missão bem maior do que a de Adão, veio predestinado com a missão dada pelo Pai Eterno, de por Si só, restabelecer essa nova reconciliação que não mais terá fim. Pois Ele, ao verter O Seu Sangue precioso e poderoso, naquela Cruz, selou definitivamente a Nova Aliança, que nunca mais será desfeita, essa Aliança, que teve como assinatura no grande contrato eterno, o Sangue do Cordeiro imolado e, isso nos implica, crer sem titubear, que a nossa monstruosa dívida de pecado já foi paga pelo sacrifício, que um só Deus-humano, abdicando de Sua divindade, foi ao extremo do amor por nós, ao morrer num madeiro infame, que era vergonha, para todo o mundo.
Mas, será, que em nossos dias corridos na luta desfreada para ter e poder, nos lembramos que,se hoje somos livres de toda condenação eterna, devemos isso a Jesus Cristo?. E será que em algum momento, paramos para dar graças e louvares, a esse Deus libertador, pelo menos com um muito obrigada?
As palavras de Paulo, nos dão a certeza desta liberdade e da absolvição da condenação eterna, que é estendida a todo ser humano; mas, será que todos se salvarão, somente com as admoestações do Apóstolo intrépido em suas pregações?, creio que não, porque a cada dia que se passa, principalmente,quando nos deparando com tantas guerras fratricidas e um total desrespeito à vida humana e ao planeta em que habitamos, tudo pelo progresso e crescimento intelectual dos que se julgam senhores do mundo. Avançam tanto na tecnologia e nas ciências e não, param um só instante, para cair em si e constarem que, sem Deus eles nada podem fazer e o que fazem sem Ele, é perdido, ou usado para seu próprio fim.
E para enfatizar as palavras de São Paulo, digo a vocês sem nenhum medo de errar, que não serão todos, que vão ser absolvidos pela Nova Aliança, a Aliança do Cordeiro redivivo, simplesmente porque, a maioria da humanidade hoje vive, da mesma forma como vivia o povo de Sodoma e Gomorra, nas orgias e nos luxos e nos crimes e nas prostituições e nas drogas e nos roubos e na crueldade desmedida.E só lembram que existe um Deus , que é Pai e que tudo, absolutamente tudo pode fazer por seus filhos, quando batem à suas portas, a enfermidade e a necessidade; aí se ouvem lamentos e preces, ao Deus da vida.
E talvez se questionem amados(as), e quem será absolvido?, se Deus é bom e fiel e ama a todos?. E vos direi, amar com um amor imensurável, Ele ama e como a Parábola do "Filho pródigo", Ele sempre está a nos esperar, ansioso que voltemos a si e reconheçamos nossa forma deplorável de ser, para voltarmos ao Seu aconchego de Pai amoroso e misericordioso; mas, se prosseguirmos vivendo da forma que Ele abomina e chegar o momento, de nosso encontro definitivo com Ele, seremos jogados no fogo ardente, igualmente a lenha cortada.
Acordem de sua hibernação espiritual e vivam de acordo com os planos e os sonhos, que Deus já sonhou e planejou para cada um de nós. Somente desta forma,seremos agraciados pela salvação imposta pela Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus.E nos apossaremos de toda a abundâncias de graças e de justiças e a paz reinará em nossas vidas e como prêmio, receberemos nos Céus, as Bem-Aventurança, reservadas pra todos os viverem na terra os ideais do Mestre dos Mestres.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário