domingo, 23 de março de 2014

A Samaritana...





O Senhor soube que os fariseus tinham ouvido dizer que Ele recrutava e batizava mais discípulos que João(se bem que não era Jesus quem batizava, mas os seus discípulos). Deixou a Judeia e voltou para a Galileia. Ora, devia passar por Samaria.
Chegou, pois, a uma localidade da Samaria, chamada Sicar, junto das terras que Jacó dera a seu filho José. Ali havia o poço de Jacó. E Jesus, fatigado da viagem, sentou-se à beira do poço. Era por volta do meio-dia.
Veio uma mulher da Samaria tirar água. Pediu-lhe Jesus:"Dá-me de beber".(Pois os discípulos tinham ido à cidade comprar mantimentos). Aquela samaritana lhe disse:"Sendo tu judeu, como pedes de beber a mim, que sou samaritana!...".(Pois os judeus não se comunicavam com os samaritanos). Respondeu-lhe Jesus:"Se conhecesses o dom de Deus, e quem é que te diz: Dá-me de beber, certamente lhe pediria tu mesma e Ele te daria uma água viva". A mulher lhe replicou:"Senhor, não tens com que tirá-la, e o poço é fundo...donde tens, pois, essa água viva? És porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu e também o seus filhos e os seus rebanhos?". Respondeu-lhe Jesus:"Todo aquele que beber desta água tornará a ter sede, mas o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede. Mas a água que eu lhe der virá a ser nele fonte de água, que jorrará até a vida eterna". A mulher suplicou:"Senhor, dá-me desta água, para que eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!". Disse-lhe Jesus:"Vai, chama teu marido e volta cá". A mulher respondeu:"Não tenho marido". Disse Jesus:"Tens razão em dizer que não tens marido. Tivestes cinco maridos, e o que agora tens não é teu. Nisso disseste a verdade". "Senhor" - disse-lhe a mulher -,"vejo que és proveta!...Nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar". Jesus respondeu:"Mulher, acredita-me, vem a hora em que não adorareis o Pai, nem neste monte nem em Jerusalém. Vós adorais o que não conheceis, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, e são esses adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade". Respondeu a mulher:"Sei que deve vir o Messias(que se chama Cristo); quando, pois, vier, Ele fará conhecer todas as coisas". Disse-lhe Jesus:"SOU EU, quem fala contigo".
Nisso seus discípulos chegaram e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher. Ninguém, todavia perguntou:"Que perguntas?". Ou:"Que falas com ela?". A mulher deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:"Vinde e vede um homem que me contou tudo o que tenho feito. Não seria Ele, porventura, o Cristo?". Eles saíram da cidade e vieram ter com Jesus.
Entretanto, os discípulos lhe pediam:"Mestre, come". Mas Ele lhes disse:"Tenho um alimento para comer, que vós não conheceis". Os discípulos perguntavam uns aos outros:"Alguém lhe havia trazido de comer?". Disse-lhes Jesus:"Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e cumprir a sua obra. Não dizeis vós que ainda há quatro meses e vem a colheita? Eis que vos digo: levantai os vossos olhos e vede os campos, porque já estão brancos para a ceifa. O que ceifa recebe o salário e ajunta fruto para a vida eterna; assim o semeador e o ceifador juntamente se regozijarão. Porque eis que se pode dizer com toda a verdade: Um é o que semeia, outro é o que ceifa. Enviei-vos a ceifar onde não tendes trabalho; outros trabalham, e vós entrastes nos seus trabalhos".
Muitos foram os samaritanos daquela cidade que creram nele por causa da palavra da mulher, que lhes decifrara:"Ele me disse tudo quanto tenho feito". Assim, quando os samaritanos foram ter com Ele, pediram que ficasse com eles. Ele permaneceu ali dois dias. Ainda muitos outros creram nele por causa das suas palavras. E diziam à mulher:"Já não é por causa da tua declaração que cremos, mas nós mesmos ouvimos e sabemos ser este verdadeiramente o Salvador do mundo".(Jo 4,1-42)
Amados(as) de Deus Pai, estamos hoje meditando, sobre o encontro de Jesus Cristo com a mulher samaritana, que viera ao poço de Jacó, pegar água para beber e ouve, o Senhor lhes pedir que lhes desse de beber; pois estava cansado e fatigada e sozinho, porque Seus discípulos haviam ido à cidade comprar mantimentos.
A mulher por se prender aos costumes de seu povo, julgava não poder falar com um judeu. Então, Jesus lhes diz claramente, que se ela soubesse quem lhe estava pedindo água, certamente seria ela que desejaria ardentemente, beber da água que somente Ele pode dar, que é a água que jorra para a eternidade.
E ainda intrigada com aquela conversa, a mulher desconfia e o interpela ao dizer que,o poço é fundo e que Ele não tinha nenhuma vasilha para retirar a água, e que sabe que virá o Messias, que se chamaria de Cristo e Ele lhe diz:"Sou Eu quem fala contigo". E ela crer e clama:"Senhor dá-me de beber desta água!". E Jesus, para certificar a credulidade dela, lhe pede que volte para sua casa e traga consigo seu marido, daí Ele lhe daria da água que nos dá a vida eterna. Ela talvez envergonhada, mas autêntica e verdadeira, diz ao Mestre que não tem marido; e Jesus constata assim, a veracidade de suas palavras e lhe fala carinhosamente, que é verdade o que ela diz, porque já havia possuído cinco maridos e até o que estava agora, não era dela.
A mulher samaritana ao se ver relada, sem cobrança ou condenação, deixa seu cântaro e sai correndo para a cidade a anunciar, que encontrara o Cristo; pois Ele havia lhe revelado toda a sua vida, já que somente um Deus pode ter o conhecimento de tudo. E mediante seu testemunho, todos correm ao encontro do Senhor e ao, passar dois dias, junto ao povo samaritano, eles através das palavras do Senhor Jesus, já passam a acreditar nEle, não somente pelo testemunho da mulher, mas sim, por tudo o que Ele dizia.
Jesus Cristo, também enfatizada, nesta passagem do Evangelho segundo João; o quanto é necessário e vital, para Seus seguidores e filhos do Pai Eterno, a adoração "em espírito e verdade", nos certificando de que Deus é um espírito e que deseja de todos nós, este tipo de adoração. Para compreendermos melhor, Ele nos admoesta, a não sermos hipótricas e adoradores da boca para fora, mas sim, cristão autênticos e verdadeiros e que, não façamos nossas ações de amor-doação, para sermos vistos e aplaudidos pelo mundo; mas, que em tudo que fizermos em Sua Seara, seja para a glória do Criador, visto que, Ele mesmo, vai colher o que foi plantado.
É também, muito interessante, nos determos, nas palavras de Jesus, quando Seus discípulos, estão preocupados com a alimentação dEle e Ele, lhes assegura que o alimento dEle é fazer a vontade dAquele que O enviou e cumprir a missão que lhe foi destinada. E assim, Ele nos deixa bem claro e evidente, que não há nesta vida, nenhum prêmio ou uma alegria maior, do que viver para agradar a Deus; e que só se agrada a Deus, se amarmos os nossos(as) irmãos(ãs), como Ele nos amou e nos ama.



Um comentário:

  1. The latest channel on YouTube
    If you want to watch the latest videos you will have a chance. This channel has been designed for users to get up to date on all of YouTube's latest channels. youtube to mp3 downloader

    ResponderExcluir