domingo, 13 de outubro de 2013

Vitória sobre Amalec.



Amalec veio atacar Israel em Rafidim. Moisés disse a Josué:"Escolhe-nos homens e vai combater Amalec. Amanhã estarei no alto da colina com a vara de Deus na mão". Josué obedeceu Moisés e foi combater Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiam ao alto da colina. E, quando Moisés tinha a mão levantada, Israel vencia, mas logo que a abaixava, Amalec triunfava. Mas como se fatigassem os braços de Moisés, puseram-lhe uma pedra por baixo e ele assentou-se nela, enquanto Aarão e Hur lhe sustentavam as mãos de cada lado: suas mãos puderam assim conservar-se levantadas até o pôr-do-sol, e Josué derrotou Amalec e seu povo a fio da espada.
O Senhor disse a Moisés:"Escreve isto para lembrar, e dize a Josué que eu apagarei a memória de Amalec de debaixo do céu". Moisés construiu um altar que chamou de Javé-Nessi. "Já que a mão -  disse ele - foi levantada contra o trono do Senhor, o Senhor está em guerra perpétua contra Amalec."(Ex. 17,8-16)
Amados(as), o relato emocionante que nos apresenta o Livro do Êxodo, quando por intercessão de Moisés, Josué vence amalec e seu nome é extinto por Deus, de debaixo da terra.
É impressionante nos determos, em três pontos cruciais desta narrativa: o primeiro, está no versículo 10, quando Moisés ordena que Josué, junte alguns homens e vá combater Amalec e Josué, sem nenhum questionamento, obedece com prontidão, mesmo que em seu coração houvesse o medo humano de enfrentar grandes guerreiros, mas, maior que o medo humano, bem maior, era a sua confiança em Deus, pois sabia ele, que Moisés tinha em mãos a vara do poder de Deus e que grandes proezas, já havia demonstrado quando empunhava para o alto esta vara; o segundo, está no versículo seguinte(11), quando Moisés, que estava acompanhado de Aarão e Hur, levantava do alto da colina a vara de Deus,e  ao levantar a vara, Josué vencia Amalec, mas como já estava muito cansado, abaixava os braços e quando abaixava, Amalec triunfava sobre Josué e aqui, podemos sem titubear, crer plenamente na ação poderosa de Deus, na vida daqueles que confiam em Seu amor e providência; e o terceiro ponto,que está no versículo 12, onde faço questão de enfatizar de forma eloquente,a atitude brilhante de Aarão e Hur, que como grandes intercessores e fiéis a Deus e iluminados pelo Divino Espírito Santo, puderam enxergar a fragilidade e o cansaço de Moisés e então, pegaram uma pedra para que ele se assentasse, e os dois ficaram segurando seus braços, para que a vara ficasse sempre inclinada para o alto até o pôr-do-sol e assim, Josué pudesse triunfar sobre Amalec, e aqui está, uma preciosa lição para todos nós, que colocamos nossa confiança e esperança em Deus, para que, diante deste fato extraordinário, vejamos como é forte e poderoso, o poder da nossa intercessão em nome de nossos(as) irmãos(ãs), aos olhos do Pai Eterno, que é Senhor de tudo e de todos.
E é isso, que Deus deseja de nós, uma unidade incorruptível na fé e que, todos nós batizados e incorporados a Cristo, Seu amado Filho, a quem Ele não poupou em nada, por amor a nós, Suas criaturas prediletas, que vivamos unidos na intercessão, que é nossa arma infalível contra todos os males e principalmente, para vencermos as insídias de Satanás, que a todo custo, quer nos destruir e nos afastar de Deus.   
Por isso meus amados(as), em tempos de guerra, estejamos preparados para lutar e adorar a Deus, sempre em unidade com os irmãos(ãs), mas não esqueçam, que toda luta e batalha, só se vence com a confiança inabalável em Deus e que, como diz o Padre Zezinho:"Enquanto eu cuido dos outros, Deus cuida de mim".



Nenhum comentário:

Postar um comentário