domingo, 23 de março de 2014

O rochedo de Horeb...




Segundo uma ordem do senhor, toda a assembléia dos israelitas partiu, por etapas, do deserto de Sin. Acamparam em Rafidim, onde não havia água para o povo beber. E vieram então a discutir com Moisés:"Dá-nos água para beber" - disseram eles. Moisés respondeu-lhes:"Por que procurais contendas comigo? Por que provocais o Senhor?. Entretanto, o povo que ali estava privado de água e devorado pela sede, murmurava contra Moisés:"Por que nos fizeste sair do Egito? Para nos fazer morrer de sede com nossos filhinhos e nossos rebanhos?".
Então dirigiu Moisés esta prece ao Senhor:"Que farei a este povo? Mais um pouco e irão apedrejar-me". O Senhor respondeu à Moisés:"Passa adiante do povo, e leva contigo alguns dos anciões de Israel; toma na mão tua vara, com que feriste o Nilo, e vai. Eis que estarei ali diante de ti. Sobre o rochedo do monte Horeb ferirás o rochedo e a água jorrará dele; assim o povo poderá beber". Isso fez Moisés em presença dos anciões de Israel. Chamaram esse lugar Massa e Meriba, por causa da contenda que os israelitas tiveram com ele, e porque tinham provocado o Senhor, dizendo:"O Senhor está ou não no meio de nós?".(Ex 17,1-7)
Queridos(as), o Livro do Êxodo, nos relata, a dolorosa empreitada de Moisés, o jovem escolhido por Deus, para libertar o povo de Israel do cativeiro egípcio, esse povo sofredor, mas escolhido pelo Altíssimo e que tinham um coração de pedra. Presenciaram o jovem Moisés, com sua vara, fazer prodígios em nome de Deus por sua libertação e até mesmo, o mar se abrir e eles passarem a pé enxuto. No entanto, à primeira necessidade que passavam, quiseram bater de frente com o escolhido de Deus e murmuravam contra Moisés, ao afirmarem que"Ele os tinham tirado do Egito para os fazer morrer de sede com seus filhos e seus rebanhos, por quê?"
Moisés, embora com o coração indignado, porque venhamos e convenhamos,  não há nada mais torturante do que, sermos acusados de algo que não fizemos e Ele, tinha a plena certeza de que, tudo que fizera, fora por ordem de Deus. Então com o coração angustiado e receoso de ser apedrejado até à morte injustamente, clama em preces ao Deus da vida e O interpela dizendo:"Que farei com esse povo?" O Senhor Deus, então escuta a prece de Moisés e dar as coordenadas, sobre tudo que ele deveria fazer no monte Horeb ao feri-lo com sua fara, de onde jorrou água abundante. E nós, cristãos, quantas e quantas vezes, nos comportamos igualmente ao povo de Israel.
E foram tantos prodígios que Deus realizou ao povo de Israel, através de Moisés, que lastimavelmente não foram suficientes, para trocar seus corações de pedra, por um coração de carne. E essa insatisfação e murmuração, se deu em todo o percurso de quarenta longos anos, de sua travessia até a chegada à terra prometida, onde manava leite e mel, a qual, Moisés por causa das abominações de seu povo, não pôde desfrutar, porque Deus lhe tirou a vida antes de vislumbrar tamanha beleza e fartura.
E será, que hoje em nossos tempos atuais, mudou alguma coisa? Os Israelitas, são fiéis a Deus? Desfrutam com harmonia e respeito ao seu semelhante, essa terra prometida e dada pora eles por generosidade e amor de Deus Pai? Penso eu que não, seus corações ainda continuam petrificados e isso, se vê constantemente nas redes televisivas de notícias, onde seus mísseis ceifam as vidas de inocente e suas armas matam sem olhar a quem...
Pobre povo de Israel, bastaria apenas que lembrassem do mar se abrindo e vocês passando a pé enxuto, e isso seria o suficiente, para serem fiéis ao Deus da vida e promovessem a paz em vez de tanta guerra fratricida! E creiam, tudo vos será cobrado, não tenham a mínima dúvida, porque Deus é fiel e bom, com quem lhe é também fiel, mas Ele também, é o Deus da verdadeira e plena justiça, que está muito, mas muito além, da justiça dos homens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário