quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Perigos do mundo.


Filhinhos, eu vos escrevo, porque vossos pecados vos foram perdoados pelo seu nome. Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno.Crianças, eu vos escrevo, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.
Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente.(1Jo 1,12-17)
Vamos iniciar nossa meditação, sobre as palavras de João, com este trecho, que é de suma importância:"O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente"; que santa verdade são essas palavras,  porque realmente, todos aqueles que fazem a vontade de Deus, são eternizados e basta que se veja, os santos(as) que estão nos altares de nossa amada igreja católica. Todos eles foram homens comuns como nós, mas que se abriram à ação do Divino Espírito Santo e atenderam ao chamado do Pai Eterno e se fizeram, instrumentos de Seu infinito amor neste mundo.
Já no nosso tempo atual, temos o exemplo tão forte e marcante e inesquecível,de nosso Santo Padre, o Beato João Paulo II,que movido  pelo amor de Cristo e em obediência à vontade de Deus Pai, revolucionou o mundo, conquistando até mesmo os países comunistas e trazendo toda a juventude, para um novo fervor da fé e perdoando seu agressor e mais, pedindo perdão em nome da igreja católica, a igreja de Jesus, pelos crimes cometidos na santa inquisição. Quanta nobreza de fé e humildade,e desta forma, portou-se como Cristo, seguindo fielmente os passos de Seu grande Mestre e Senhor.

E nesta primeira Epístola de João, vemos com toda clareza, que ele chama de filhinhos, tanto os pais, como os jovens e as crianças. E é interessante notar que; aos pais ele afirma que, eles já conhecem àquele que existe desde o princípio; aos jovens, ele assegura que são fortes e que permanecendo na Palavra, vencerão o maligno; e as crianças, essas ele confirma que conhecem o Pai. Então vamos agora, procurar discernir o que essas Palavras, refletem em nosso entendimento, movidos pela luz Divina do Deus educador.
Vejamos então, a posição dos pais, que imaginamos já terem caminhado bastante na fé, e se caminharam, certamente já conhecem, aquele que existe desde o princípio e que veio ao mundo para nos trazer a redenção e nos abrir, as portas do céu, que é Jesus Cristo. Os jovens, que verdadeiramente estão convictos da fé em Cristo, recebendo e fazendo de seus corações, a terra boa e preparada, para a Palavra de Deus, a fazem se tornar, uma árvore frondescente e que também se enche de frutos de boa qualidade e bom sabor e desta forma, podem vencer todas as insídias pecaminosas do maligno e serão fiéis, somente a Jesus. As crianças, conhecem seus pais e lhes são obedientes, mas também, conhecem a Deus através da pureza de coração.
E João exorta a todos, tanto os pais, como os jovens e as crianças, a não amarem o mundo e nem as coisas do mundo e afirma com toda convicção que:"Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai"; e é bem certo que, quando nos agarramos ao mundo e as coisas do mundo, incorremos no grande erro de esquecer de Deus, pois as coisas que o mundo nos oferecem, estão em discordância com o plano maravilhoso de amor, que Deus tem para realizar na vida de cada um de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário