quarta-feira, 30 de julho de 2014

O Tesouro. A Pérola. A Rede.


"O Reino dos Céus é também semelhante a uma tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
O Reino dos Céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
O Reino dos Céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta. Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes.
Compreendestes tudo isso? - Sim Senhor - responderam eles. Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos Céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas novas e velhas".(Mt 12, 44-52)
Amados(as) de Deus Pai, vemos através do Evangelho segundo São Mateus, como nos é comparado o Reino dos Céus, pelas Palavras que saem da boca de Jesus Cristo; onde Ele enfatiza, digamos melhor, nos mostra o procedimento de todo homem que deseja progredir na vida espiritual e material, de forma justa.                                                                                         Vejamos que Ele, nos fala sobre o "Tesouro" que se encontra escondido num campo e que é encontrado por um homem, o qual, usa de sabedoria, consciente de quão valioso é aquele campo, e vai e vende todos os seus bens, para comprar apenas aquele lugar, onde sabe ele está toda a sua riqueza e prosperidade. Depois, Jesus, compara o Reino dos Céus a uma "Pérola", que certo negociante ao encontrá-la e sabedor de seu imenso valor, vende tudo o que possui, para comprar somente aquela pérola, já que é conhecedor de seu precioso e inestimável valor,  e sabe que com ela ganhará tudo o que deseja. Por último, Ele, compara o Reino dos Céus, a uma "Rede", que é lançada ao mar e recolhe tudo o que encontra pelo caminho que percorre nas águas e que, ao ser arrastada para fora das águas, são separados os peixes que poderão ser comercializados ou servidos na refeição e os que não prestam, são lançados fora e isso, deve muito questionar nosso entendimento, para termos um discernimento correto, de como deve ser nossa postura de autênticos cristãos, desejosos de um dia possuir o Reino dos Céus, que digamos de passagem, que já pode ser vivido aqui nesta terra.
Jesus, deixa bem evidente para todos nós, que o Reino dos Céus, deve ser o ideal de nossa caminhada nesta terra, onde somos provados na fé como o ouro no fogo a cada dia. E ao fazer essa comparação com "O Tesouro" e "A Pérola" e "A Rede", Ele deseja nos admoestar, de que nossas procuras e lutas cotidianas, só podem ser encontradas nEle e através dEle, que é "o Caminho e a Verdade e a Vida".
Enfatizo mais ainda que, o homem que encontra o tesouro e vende tudo que possui, para comprar aquele campo;  e o negociante de pedras preciosas, que encontra sua pérola rara, procede da mesma forma, vende tudo que tem só para adquirir essa pérola preciosa; e o que lança a rede nas águas e recolhe tudo que encontra pelo caminho, mas, ao trazê-la para fora das águas, ele separa os peixes bons e o que não presta joga fora; também assim, queridos(as), devem ser o proceder de todo bom cristão, que ao encontrar Jesus Cristo e recebê-lO em suas vidas, como Seu único Senhor e Salvador, deve dar a Ele o que é Seu de direito, que são nossas vidas, porque nossas vidas sem Ele, será sempre uma procura em vão e o Reino dos Céus, apenas vislumbraremos e jamais será nossa morada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário