sábado, 21 de abril de 2012

Saber sofrer, a exemplo de Cristo.


Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça!Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes, santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito. Tende uma consciência reta a fim de que, mesmo naquilo em que dizem mal de vós, sejam confundidos os que desacreditam o vosso santo procedimento em Cristo.
Aliás, é melhor padecer, se Deus assim quiser, por fazer o bem do que por fazer o mal. Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados - o Justo pelos injustos - para nos conduzir a Deus. Padeceu a morte em sua carne, mas foi vivificado quanto ao espírito. É nesse mesmo espírito que ele foi pregar aos espíritos que eram detidos no cárcere, àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes, quando Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água. Essa água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós, não pela purificação das impurezas do corpo, mas pela que consiste em pedir a Deus uma consciência boa, pela Ressurreição de Jesus Cristo. Esse Jesus Cristo, tendo subido ao céu, está assentado à direita de Deus, depois de ter recebido a submissão dos anjos, dos principados e das potestades.(1Pe. 3,13-22).
Pedro nos mostra o caminho para a santificação, que é sermos zelosos do bem. E o que entendemos, por fazer o bem? Certamente,  que olhando a vida de Jesus Cristo, vemos um Deus encarnado, amando os seus e se doando sem medidas a todos. A ninguém negou a oportunidade de uma nova vida, sem a mancha do pecado, porque dizia sempre:" A tua fé te salvou, os teus pecados foram perdoados, volta para tua casa e não voltes mais a pecar";e isso é fazer o bem. E quem tem Cristo no coração, não pode agir de outra forma, senão imitar o exemplo do Mestre do amor.
E como nos faz compreender o Apóstolo Pedro, sejamos felizes, quando padecemos na prática do bem e com alegria, digamos ao mundo, que nossa esperança é Cristo, que Ele é o nosso viver e que não podemos existir, sem viver o amor que Ele viveu, esse amor que O levou a padecer e morrer morte de cruz por nós.
Na Sua morte, pôde libertar os corações empedernidos, do povo incrédulo que não confiou, na Palavra de Deus anunciada por Noé e  somente oito se salvaram através da água. Essa água, que nos dias de hoje é o batismo, o sacramento santo, que nos incorpora a Cristo Ressuscitado e vencedor da morte.
E conscientes de que batizados, somos uma nova criatura e nos tornamos membros de Cristo, tenhamos uma consciência boa e peçamos a Deus para que, independente de tudo e de todos, sejamos sempre zelosos na prática do bem e assim, nos assemelhemos a Jesus, que é nosso bem maior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário