sábado, 24 de setembro de 2011

Zaqueu recebe Jesus.


Lucas(19,1-10). Jesus entrou em Jericó e ía atravessando a cidade. Havia um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguía por causa da multidão, porque era de baixa estatura. Ele correu  adiante, subiu a um sicômoro para o ver, quando Ele passasse por ali. Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: "Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que Eu fique hoje em tua casa". Ele desceu a toda pressa e recebeu-O alegremente. Vendo isso, todos murmuravam e diziam:"Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...". Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-Lhe:"Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo". Disse-Lhe Jesus:"Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido".
Vejam, quanta necessidade Zaqueu tinha do Senhor!. Era uma homem rico e desfrutava de um cargo importante, que certamente lhe dava a oportunidade de defraudar os pobres, ou para sermos mais claros; usava do poder que tinha em mãos, para enganar e roubar os menos favorecidos, como é comum em nossos dias de hoje.
Mas o que é interessante notar, que Zaqueu, embora possuidor de muitos bens e regalias, não encontrava a alegria verdadeira. Então, sabendo que Jesus estaria em sua cidade, e suprimido pela multidão, sabia que devido à sua baixa estatura, não iria conseguir ver o Senhor; e então corre quase em desespero e sobe num sicômoro, para vÊ-lo passar. E se pode imaginar, a ansiedade que experimentou Zaqueu, aguardando naquele árvore, Àquele que passaria a ser a sua vida e a quem seguiria enquanto ainda viver.
Dar-se então, o grande e esperado encontro; Jesus ao passar por baixo do sicômoro, ordena que Zaqueu desça depressa, pois que precissará está em sua casa por esse dia; atitude essa, que intrigou a muitos, porque Zaqueu era pecador e explorava os pobres.
No entanto, para Zaqueu naquele momento, não importava as murmurações e os falatórios do povo que ali estava. Ele estava diante de Jesus Cristo, do Deus salvador, que a partir dali, mudaria sua vida para sempre; nunca mais ele colocaria sua felliciade nos bens terrenos e nem, saberia mais enganar seus irmãos pobres. Tanto é que, diz a Jesus:"Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo". Vejam, a confissão de culpa de Zaqueu e seu arrependimento e seu ardoroso desejo de mudar de vida, ou seja, abandonar suas ações pecaminosas e viver de forma justa e conciliado com os ensinamentos do Cristo.
E Jesus, vendo  a sinceridade de Zaqueu, Lhe diz:"Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido"
Vamos agora então, prestar bastante atenção, a algo que pode passar despercebido em nossos estudos bíblicos e que está no versículo três:"Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguía por causa da multidão, porque era de baixa estatura". Analisemos então, este pequeno trecho:"Ele procurava ver quem era Jesus", certamente Zaqueu, ouvira falar do Mestre e do Seu amor e dos prodígios que realizava, e a curiosidade inquietava seu coração, e era como se sentisse em seu peito, uma saudade dEle sem mesmo conhecê-lO; mas não conseguía por causa da multidão, e essa multidão, figurativamente, representa para Zaqueu, as inúmeras vezes que tentou ser feliz e se realizar através do poder e dos bens que possuía, e não conseguía, pois Jesus não se faz presente, nem no poder e nem no dinheiro deste mundo, e mesmo porque, tudo que Zaqueu adequeriu foi às custas da miséria dos pobres e desvalidos; porque era de baixa estatura, e esta última frase, salienta muito bem, como é visto aos olhos de Deus, o poder e a riqueza deste velho mundo, que é de baixa estatura e desprezível para Ele;pois quando o homem, criatura predileta de Deus, se ver mergulhado nos bens e nos poderes mundanos, não pode ver Deus e nem querer as coisas de Deus, mas porém, Deus o vê e se compadece dele, visto que, mandou ao mundo Seu Filho amado, para procurar e salvar o que estava perdido.
E como Zaqueu, nós também, somos chamado por Cristo pelo nome, Ele também nos diz, a cada um de nós, que precisa está em nossa casa e deixar a Sua salvação. Só se faz necessário, a nossa permissão e não precissamos nos importar, a forma como Ele vai nos encontrar, se estamos deformados pelo pecado. Ele é a misericórdia do Pai e já provou que nos ama infinitamente, e não importa como estamos, Ele só deseja nos achar e nos salvar e nos levar em seus braços, como filhinhos pequenos e queridos e preciosos aos Seus olhos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário