segunda-feira, 5 de setembro de 2011

José,o escravo das promessas de Deus.


No Evangelho segundo São Mateus, se fala dele o seguinte:"Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse:"José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo de seus pecados". Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que uma Vírgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel [Is 7,14], que significa: Deus conosco. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus"(1,18-25).
Também em Mateus(2,13-15), vemos este outro trecho;"um anjo do Senhor apareceu  em sonhos a José e disse:"Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar". José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:Eu chamei do Egito meu filho(Os11,1)"." Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse:"Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino". José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno"(Mt.2,19-23).
José, um homem de bem, não podia prejudicar ninguém, especialmente a mulher amada a quem havia desposado. Mas, eis que essa mulher lhe faz uma grande revelação, estava grávida e esperava o Filho de Deus, por obra do Espírito Santo. Então, ele para não vê-la apedrejada e expulsa da cidade, resolve rejeitá-la secretamente; mas o anjo do Senhor, lhe aparece em sonhos e lhe dá a certeza de que Maria era pura e fora escolhida por Deus para ser a mãe do Messias esperado, conforme falava as Escrituras, que uma Vírgem conceberia um filho e que ele não temesse recebê-la como esposa.
José então, se faz o escravo das promessas de Deus; abdica de sua virilidade e se faz o castíssimo esposo de Maria, a mãe do Filho de Deus. E cada passo que dava, era sempre orientado pelo anjo do Senhor, que só lhe aparecia em sonhos.
Há uma música do Eugênio Jorge, composta para José, que diz mais ou menos assim:"Eu tão simples, tão pequeno, um carpinteiro e nada mais. Mas meu Deus, olhou pra mim e me escolheu para ser pai do filho Seu. Eis-me aqui, faça-se em mim o Teu querer, sou teu José, simples José e nada mais. Eu sou escravo de Tuas promessas, feito para amar até o fim".
E é verdade, José foi um simples carpinteiro, que teve a honra e a graça, de ser escolhido por Deus, para ser pai de Seu Filho e até se pode dizer que, foi o primeiro homem a ver Maria como Santa e sacrário vivo do Deus Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário