domingo, 13 de outubro de 2013

Vitória sobre Amalec.



Amalec veio atacar Israel em Rafidim. Moisés disse a Josué:"Escolhe-nos homens e vai combater Amalec. Amanhã estarei no alto da colina com a vara de Deus na mão". Josué obedeceu Moisés e foi combater Amalec, enquanto Moisés, Aarão e Hur subiam ao alto da colina. E, quando Moisés tinha a mão levantada, Israel vencia, mas logo que a abaixava, Amalec triunfava. Mas como se fatigassem os braços de Moisés, puseram-lhe uma pedra por baixo e ele assentou-se nela, enquanto Aarão e Hur lhe sustentavam as mãos de cada lado: suas mãos puderam assim conservar-se levantadas até o pôr-do-sol, e Josué derrotou Amalec e seu povo a fio da espada.
O Senhor disse a Moisés:"Escreve isto para lembrar, e dize a Josué que eu apagarei a memória de Amalec de debaixo do céu". Moisés construiu um altar que chamou de Javé-Nessi. "Já que a mão -  disse ele - foi levantada contra o trono do Senhor, o Senhor está em guerra perpétua contra Amalec."(Ex. 17,8-16)
Amados(as), o relato emocionante que nos apresenta o Livro do Êxodo, quando por intercessão de Moisés, Josué vence amalec e seu nome é extinto por Deus, de debaixo da terra.
É impressionante nos determos, em três pontos cruciais desta narrativa: o primeiro, está no versículo 10, quando Moisés ordena que Josué, junte alguns homens e vá combater Amalec e Josué, sem nenhum questionamento, obedece com prontidão, mesmo que em seu coração houvesse o medo humano de enfrentar grandes guerreiros, mas, maior que o medo humano, bem maior, era a sua confiança em Deus, pois sabia ele, que Moisés tinha em mãos a vara do poder de Deus e que grandes proezas, já havia demonstrado quando empunhava para o alto esta vara; o segundo, está no versículo seguinte(11), quando Moisés, que estava acompanhado de Aarão e Hur, levantava do alto da colina a vara de Deus,e  ao levantar a vara, Josué vencia Amalec, mas como já estava muito cansado, abaixava os braços e quando abaixava, Amalec triunfava sobre Josué e aqui, podemos sem titubear, crer plenamente na ação poderosa de Deus, na vida daqueles que confiam em Seu amor e providência; e o terceiro ponto,que está no versículo 12, onde faço questão de enfatizar de forma eloquente,a atitude brilhante de Aarão e Hur, que como grandes intercessores e fiéis a Deus e iluminados pelo Divino Espírito Santo, puderam enxergar a fragilidade e o cansaço de Moisés e então, pegaram uma pedra para que ele se assentasse, e os dois ficaram segurando seus braços, para que a vara ficasse sempre inclinada para o alto até o pôr-do-sol e assim, Josué pudesse triunfar sobre Amalec, e aqui está, uma preciosa lição para todos nós, que colocamos nossa confiança e esperança em Deus, para que, diante deste fato extraordinário, vejamos como é forte e poderoso, o poder da nossa intercessão em nome de nossos(as) irmãos(ãs), aos olhos do Pai Eterno, que é Senhor de tudo e de todos.
E é isso, que Deus deseja de nós, uma unidade incorruptível na fé e que, todos nós batizados e incorporados a Cristo, Seu amado Filho, a quem Ele não poupou em nada, por amor a nós, Suas criaturas prediletas, que vivamos unidos na intercessão, que é nossa arma infalível contra todos os males e principalmente, para vencermos as insídias de Satanás, que a todo custo, quer nos destruir e nos afastar de Deus.   
Por isso meus amados(as), em tempos de guerra, estejamos preparados para lutar e adorar a Deus, sempre em unidade com os irmãos(ãs), mas não esqueçam, que toda luta e batalha, só se vence com a confiança inabalável em Deus e que, como diz o Padre Zezinho:"Enquanto eu cuido dos outros, Deus cuida de mim".



Vãs preocupações.





Jesus voltou-se então para seus discípulos:"Portanto, vos digo: não andeis preocupados com a vossa vida, pelo que haveis de comer; nem com vosso corpo, pelo que haveis de vestir. A vida vale mais do que o sustento e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos; eles não semeiam, nem ceifam, nem têm despensa, nem celeiro; entretanto, Deus os sustenta. Quanto mais valeis vós do que eles? Mas qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? Se vós, pois, não podeis   fazer nem as mínimas coisas, por que estais preocupados com os outros? Considerai os lírios, como crescem, não fiam, nem tecem. Contudo, digo-vos: nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu como um deles. Se Deus, portanto, veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã se lança ao fogo, quanto mais a vós, homens de fé pequenina! Não vos inquieteis com o que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações. Porque os homens do mundo é que se preocupam com todas essas coisas. Mas vosso Pai bem sabe que precisais de tudo isso. Buscai antes o Reino de Deus e a sua justiça e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo.
Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói. Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração".(Lc 12, 22-34)
Amados(as) de Deus Pai, iniciemos nossa meditação sobre as palavras de São Lucas, dando ênfase ao versículo 34, que nos diz com toda segurança e autoridade, de quem fala em nome de Cristo:"Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração". E com essas palavras, Jesus Cristo deseja nos admoestar, com a grande verdade que deve nortear nossa caminhada de fé, ou seja, de seguimento aos Seus passos rumo ao céu que Ele já preparou, para aqueles que O tem como seu único e mais precioso tesouro.
Na verdade, amados(as), vivemos num mundo do consumismo e dos grande inventos tecnológicos e de grande, ou digamos melhor, da total inversão dos valores morais e cristãos. E sendo assim, na maioria das vezes, nos deixamos seduzir, por coisas e comportamentos, que pessoas comuns, ditam para nós e quando falo comuns, estou incluindo os ídolos da mídia, que muitas das vezes, mudam radicalmente a vida de nossas crianças e adolescentes e também dos adultos, que já julgam de cabeça feita. E nem percebemos, que na maioria das vezes, nós estamos permitindo que nossos filhos e até nós mesmos, sejamos resultado ou xerox, de pessoas que nem mesmo conhecemos, mas idolatramos e seguimos o modismo, ditado por eles. Enquanto, o que realmente deveria acontecer em nossas vidas e dos seres que tanto amamos, era a vivência autêntica da fé no Senhor da vida, que já deixou tudo determinado, como orientação divina e certa, para os passos da nossa vida, que estão contidos no Livro Sagrado, que a Bíblia, já que nela contém o direcionamento perfeito, para se viver a plenitude de vida e em comunhão com nosso Criador, agradando assim, Seu Santo e Bom Coração.



Jesus falando aos Seus discípulos e a nós também, nos assegura no versículo 23, que:"A vida vale mais do que o sustento e o corpo mais do que as vestes". E interiorizar estas palavras, podemos irmãos(ãs), olhar o exemplo santo de uma menina-moça, que desde criança, fora educada nos preceitos do Senhor e conhecia as Escrituras e orava muito, clamando que Deus tivesse piedade do seu povo de Sião tão sofrido; Ela não tinha em si as vãs preocupações que nos atormentam constantemente, sabia apenas confiar em Deus e esperar que Suas promessas se cumprissem, não sabendo Ela, que iria encontrar graça aos olhos do Pai e ser escolhida, dentre todas as mulheres, para ser a Mãe admirável do Filho do Altíssimo, o Deus Emanuel, o Salvador Jesus Cristo. E Maria quando se deparou, com um anjo referenciando-A, não se prevaleceu de tamanha graça, mas se fez mais humilde ainda e se tornou, a serva mais fiel e perfeita para os planos de Deus.

E por quê, vos falo do exemplo de Maria? Certamente, porque Ela é o modelo de entrega e confiança, nos planos de Deus e não quis em hipótese alguma, tentar mudar o que já estava preparado para Ela; enquanto que nós, pobres e tão pequenos na fé e quase em total ignorância, à respeito da vontade de Deus, sempre estamos querendo, que as coias fluam de acordo com nossos anseios e julgamos, que devemos suprir nossos filhos, com os bens materiais; dando-lhes a melhor escola, as vestes da moda e os inventos da tecnologia e, para se conseguir tudo isso, se não temos um patrimônio vantajoso, precisamos trabalhar como loucos, para satisfazer os desejos de nossos amados; nos esquecendo que, desta forma, não damos a eles o que é essencial e indispensável:"Que é nosso amor e atenção e companheirismo e o mais importante, educá-los segundo o desejo de Deus. 

Sim, porque de nada vai adiantar, os tesouros deste mundo, que buscamos com tanto sacrifício para nossos filhos, se esses tesouros são vazios e não nos levam para o céu. Há um único e verdadeiro tesouro, que devemos largar tudo para conseguir, que é Jesus Cristo e que tem Palavras de vida eterna; e é nesse tesouro, que deve estar sempre todo o nosso coração e todos os nossos ideais de bem viver.
Jesus fala aqui dos corvos, que Deus sustenta e nos exorta, a olhar os lírios dos campos que são belos e encantadores e nos diz, que nem o Rei Salomão em toda a sua glória, se vestiu igual a um deles; nos advertindo, que a beleza dos lírios, amanhã será cortada e queimada e que, se Deus cuida tão bem de toda a natureza e dos animais que povoam a terra, quanto mais não olhará para nós, seus(as) filhos(as) amados(as), os quais, Ele os criou, segundo à Sua Imagem e Semelhança. E assegura que devemos, antes nos preocupar em buscar o Reino de Deus e que, se procedermos desta forma, todas as outras coisas virão a nós. 
E na verdade, nossa vida é uma eterna preocupação diária e há, quem viva sem ela; porém, aprendamos com Cristo, que nossas preocupações, não mudará em nada, o que Deus já planejou para cada um de nós; pertencemos a Ele e somente a Ele, devemos seguir com toda fidelidade, esperando que Seu tempo aconteça em nossas vidas. E Jesus, nos chama de homens de fé pequenina e na realidade, é o que somos; então peçamos a Ele, um novo pentecostes em nosso viver, como Ele fez com Seus discípulos, lá no Cenáculo e que o fogo abrasador do Divino Espírito Santo, queime nossos corações com Seu amor e Sua sabedoria, para que possamos viver com alegria, os planos que Deus sonhou para nós.