quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O Verbo Divino.


No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus.
Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. Nele havia vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.
[O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não O reconhceu. Veio para o que era Seu, mas os Seus não O receberam. Mas a todos aqueles que O receberam, aos que crêem no Seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus.
E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do Seu Pai, cheio de graça e verdade.
João dá testemunho dEle, e exclama:"Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim".
Todos nós recebemos da Sua plenitude graça sobre graça. Pois a Lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu Deus. O Filho único, que está no seio do Pai, foi quem O revelou(João1,1-18).
Nós vemos no prólogo do Evangelho de São João, a apologia que ele faz à Divindade de Cristo, nos dizendo que Ele por ser o Verbo, no princípio era Deus e estava com Deus; e que por Ele e para Ele foram feitas todas as coisas, e que sem Ele, nada se teria feito.
Certamente, que as palavras de João nos fazem compreender, a unidade de Cristo com o Pai, e que sendo Ele Deus e luz para os homens, veio ao mundo para os seus, mas os seus não O receberam. Porém, João nos assegura, que todos que creram nEle e no Seu santo nome, recebendo-O como Senhor e Salvador, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus e como filhos, co-herdeiros do reino dos céus.
João, enfatiza e existência de João Batista, que veio enviado por Deus para dar testemunho da luz, mas não era a luz, porque a luz verdadeira é Jesus. E o Batista proclamava, que aquele que era a luz, era maior do que ele, porque já existia antes de tudo.
Ele também nos faz atentar, a algo que deve nortear nossa fé, quando nos diz que, a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vinheram com Cristo. E é evidente, que  toda graça e verdade, só podem estar com o Deus da vida, que a luz do mundo e que é Jesus.
João é bem enfático, quando nos diz que, Cristo é a vida, vida que é luz para os homens; e que esta luz resplandece nas trevas, mas as trevas não O compreendeu. Certamente que, estas trevas  a que se refere o Evangellista, é a cegueira espiritual de cada um de nós; que igualmente aos Mestres da Lei e aos fariseus e saduceus, que a mais de dois mil anos atrás, não souberam compreender a mensagem salvívica de Jesus e não puderem enchergar, em seus milagres e Palavras de vida eterna, O Messias prometido, o Deus salvador. Simplesmente, porque estavam mais preocupados em não perder, as regalias de que dispunham não para o bem coleteivo, mas sim, para sí próprios. Nós também, questionamos sua divindade e queremos provas palpáveis de seus prodígios, já que estamos na era da Ciência e tecnologia, e mais, é o tempo do modísmo, em que copiamos o que a mídia televisa nos dita, e em que, a liberdade de vida é escancarada e depravada na libertinagem desmedida. Somos os homens do século moderno, onde empreendemos nossa labutas para o ter e o poder; e Cristo exige de nós uma postura desprendida de tudo  o que é mundano, nos mostrando, que a luz não se mistura com as trevas, mas pode ilumina todos aqueles que vivem em trevas; e mais, Ele nos fala que devemos ansear pelas coisas do alto, pois somos cidadões dos céus.
E a grande verdade é que, o Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós, e por vontade do Pai, veio para nos resgatar da prisão do pecado e nos devolver a liberdade de filhos de Deus. Os Mestre da Lei, os fariseus e saduceus não enchergaram Sua luz e O entregaram à morte, e morte de cruz. E nós, será que testemunhamos com nossa vida, que Ele é realmente o Nosso único Senhor e Salvador?, ou nos acovardamos, diante da moda do mundo, negando-lhE Seu poderio, ou até quem sabe, questionando Sua Divindade e Seus feitos extraordinários, através da nossa cegueira espiritual e pouca fé...


Nenhum comentário:

Postar um comentário