segunda-feira, 17 de outubro de 2011

"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus


Mateus(22,15-22). Reuniram-se então os fariseus para deliberar entre si sobre a maneira de surpreender Jesus nas suas próprias palavras. Enviaram seus discípulos com os herodianos, que lhe disseram:"Mestre, sabemos que és verdadeiro e ensinas o caminho de Deus em toda a verdade, sem te preocupares com ninguém, porque não olhas para a aparência dos homens. Dize-nos, pois, o que te parece:É permitido ou não pagar o imposto de César?". Jesus, percebendo a sua malícia, respondeu:"Por que me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda com que se paga o imposto!". Apresentaram-lhe um denário. Perguntou Jesus:"De quem é a imagem e esta inscrição?". "De César" - responderam-lhe. Disse-lhes então Jesus:"Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Esta resposta encheu-os de admiração e, deixando-o, retiraram-se.
É interessante, a audácia e prepotência dos fariseus, que queriam a todo custo, colocar Jesus à prova, com a pretenciosa ilusão de constrangê-lO ou suspreendê-lO, com a falta da Verdade. Pois ao questioná-lO, sobre se era lícito ou não, o pagamento do imposto a César; acreditavam eles que Jesus, iria entrar em contradição com tudo o que pregava publicamente, e mais, desejavam eles, que Jesus desafiasse o império de César e se assim procedesse, certamente que, se livrariam dEle com mais facilidade.
Então, Jesus, sabendo a intenção maldosa deles, pede que lhe mostrem uma moeda, onde nela, está a figura e a inscrição de César, e diz:"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"; e com estas palavras Ele cala a boca daqueles hipócritas, que só usavam da fé, para garantir suas regalias e os primeiros lugares nos banquetes e sinagogas e a saudação nas praças públicas.
É interessante notar, que depois de mais de dois mil anos passados, em que Jesus se faz sinal de contradição à ação dos maus, ainda existam, até mesmo no seio de nossa santa igreja católica, fariseus hipócritas, que desejam se promover através da fé, que é a única coisa verdadeira que ainda existe no ser humano.
Jesus, nesta passagem do Evangelho de São Mateus, é enfático ao afirmar que, a moeda é de César e representa as coisas efêmeras deste mundo, nos dando a entender que, quem se preocupa unicamente em satisfazer os apetites carnais(Luxo, dinheiro, posição social, cargo político, culto do corpo, concupiscência da carne e outros...), certamente que, quando Ele voltar, dirá a esses:"Afastai-vos de mim, pois não vos conheço". Mas também, Ele enfatiza que devemos dar a Deus o que é de Deus, ou seja, somos colocados neste mundo e devemos viver o nosso lado humano sabiamente, digamos melhor, temos que atentar que, viemos de Deus e somos dEle, e não podemos deixar Ele de lado e nem esquecÇe-lO, ao mergulharmos somente naquilo que é mundano.
Deus é mais, muito mais do que tudo que existe neste mundo, e Jesus nos provou isso, porque mesmo sendo Divino e Deus também junto com o Pai, se fez obediente a Ele até a morte e morte de cruz, nos ensinando assim, o caminho para a perfeição, que é a da obediência a Deus Pai.
A nossa essência, que é a nossa alma, ou melhor, nosso espírito, é de Deus e é onde Ele faz morada e onde colocou, a centelha de Seu amor, quando disse:"Façamos o homem à nossa imagem e semelhança"(Gn.1,26). Então devemos cuidar do que é de Deus, evitando e vencendo as investidas de satanás, que é autor do pecado e impera neste mundo; para que, não tenhamos nossa semelhança com Deus, deformada ou destruída.



Nenhum comentário:

Postar um comentário