domingo, 6 de novembro de 2011

Filhos de Deus.

Considerai com que amor nos amou o Pai, para que sejamos chamados filhos de Deus. E nós o somos de fato. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não O conheceu. Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que, quando isso se manifestar, seremos semelhantes a Deus, porquanto O veremos como Ele é. E todo aquele que nEle tem essa esperança torna-se puro, como Ele é puro. Todo aquele que peca transgride a Lei, porque o pecado é transgressão da Lei. Sabeis que (Jesus) apareceu para tirar os pecados, e que nEle não há pecado. Todo aquele que permanece nEle não peca; e todo o que peca não O viu, nem O conheceu.
Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também (Jesus) é justo. Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do demônio. Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus. É nisso que se conhece quais são os filhos de Deus e quais são os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como  também aquele que não ama o seu irmão. Pois esta é a mensagem que tendes ouvido desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não façamos como Caim, que era do Maligno e matou o irmão. E por que o matou? Porque as suas obras eram más, e as do seu irmão, justas. (1João 3,1-12)
Somos filhos de Deus, é o que nos garante o Evangelista São João, porque ele viu Jesus e conheceu toda a verdade que saia de Sua boca e também, presenciou todos os milagres que Ele fez. João, que era a mais jovem de todos os discípulos e que, teve a coragem de seguir o Seu Mestre, em todos os passos de Seu calvário e morte de cruz, porque O amava com toda a sua vida; e que também, recebeu do Seu Senhor aos pés da cruz, a incumbência de cuidar de Maria, como a Mãe de todos os viventes. Então, se ele afirma nossa filiação divina, não podemos em hipótese alguma, questionar ou desacreditar, de tão grande e suprema verdade.
E por sermos filhos de Deus, não podemos de forma alguma, viver longe ou afastados dos caminhos que Ele já preparou para cada um de nós. É como fala João, se somos nascidos de Deus, o germe divino reside em nós, então não podemos viver em pecado, porque como ele afirma e também somos conhecedores, o pecado é do demônio, que peca desde o princípio e vive insidiando, a cada um de nós com suas mentiras e artimanhas desprezíveis.
E é interessante, quando João fala, que ainda não se manifestou o que havemos de ser, porque quando se manifestar, seremos semelhantes a Deus e O veremos como Ele é. Vejam, como é maravilhoso, a garantia que temos, ao caminharmos na justiça; veremos a Deus e a santidade estará em nós. Nós que nos maravilhamos, diante da história da vida dos santos; aqueles homens e mulheres, que se tornaram puros como Deus é puro, porque se decidiram a amar seus irmãos e viverem longe do pecado.
João enfatiza, de forma eloquente, que Jesus apareceu para tirar os pecados e destruir as obras do demônio; e que todo aquele que permanece em Cristo não peca. Pois quem está com Jesus, vive na verdade e não transgride a Lei, ou seja, não desobedece os Mandamentos da Lei de Deus, que é pura justiça. Ele também, deixa bem evidente, que quem é justo é de Deus e que, quem peca é do demônio; então, não podemos nos enganar ou nos deixar seduzir, por falsas palavras e promessas, que não vêm do eterno Pai.
O Evangelista, nos admoesta com a divina sabedoria, ao nos fazer entender que, quem não pratica a justiça, não pode ser de Deus, como também, quem não ama seu irmão. E nos apresenta o exemplo de Caim, que era do demônio e matou seu irmão, porque as obras do irmão eram justas e as suas más.
Então, de forma encantadora, João nos exorta a considerarmos com que amor, o Pai nos amou e nos ama, a ponto de mandar ao mundo, Seu Filho unigênito(JESUS), para lutar a nosso favor, e assim vencermos o demônio com o seu pecado. E Jesus, o Deus humanado, nos ensina  a fórmula eficaz e infalível, de vencermos as insídias pecaminosas do demônio, que é a obediência a Deus e a Seus mandamentos, os quais, Cristo resumiu em apenas dois:"Amarás o Senhor Teu Deus, de todo o coração e com toda a tua mente e todas as tuas forças e ao teu próximo, como a ti mesmo; e acrescentou, nisto se resume toda a Lei e todos os Profetas".
E João, nos clama de filhinhos, ao nos admoestar com a verdade que sai da boca de Deus, nos mostramos assim, um amor de Pai, e com essas palavras, nos assegura de forma carinhosa, que somos os filhos amados de Deus Pai. E neste acolhimento de amor, enfatiza que, aos olhos de Deus, somos as suas criancinhas prediletas, as quais, Ele coloca no colo e deseja nos ensinar a criarmos raízes na nossa fé e vivermos no Seu amor, para que, não nos percamos nos caminhos desta breve vida e sim, vivamos na justiça e nos tornemos puros, como Ele é puro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário