quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ORAÇÃO SACERDOTAL (Jesus ora ao Pai em favor de Si mesmo)



Jesus afirmou essas coisas e depois, levantando os olhos ao céu, disse:"Pai, é chegada a hora. Glorifica teu Filho, para que teu Filho glorifique a ti; e para que, pelo poder que lhe conferiste sobre toda criatura, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhes entregaste. Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste. Eu te glorifiquei na terra. Terminei a obra que me deste para fazer. Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado".(João 17,1-5)
Atentem irmãos, para o valor grandioso e eficaz da oração; pois o evangelista São João, nos mostra o grande Mestre Jesus, em oração ao Pai Eterno, rogando sua glorificação junto a Ele, já que havia terminado a obra que o Pai o mandara realizar, a obra Redentora de toda a humanidade.
E é interessante, atentarmos à algo de primordial importância, quando Jesus diz:"Pai é chegada a hora. Glorifica teu Filho". Pois quando Jesus menciona a proximidade desta hora, Ele nos mostra que o martírio se aproxima e que se faz necessário, passar pelo calcário, onde seu corpo perderia a aparência humana de tantos açoites que receberia de forma injusta e com requinte de crueldade. Mas sua glorificação junto ao Pai, implicaria na execução da obra Redentora, que o Pai O incumbiu de realizar nesta terra, ou seja,teria que passar pela morte e vencê-la, em favor das criaturas prediletas do Pai, que somos cada um de nós.
Através do evangelista São João, Jesus nos assegura que, sendo glorificado no Pai, todos aqueles a quem o Pai lhe entregou, dando-lhe poder sobre suas vidas, terão a garantia da vida eterna, porque acreditaram no Filho do Homem e creram em suas Palavras. E é mais enfático ainda quando afirma que:"Ora, a vida eterna consiste em que conheçam a ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste".
Jesus deixa bem claro, para que não haja qualquer tipo de dúvidas em nossos corações, que Ele voltará a ter a glória junto do Pai, a glória que já teve antes que o mundo fosse criado, só depois que executasse a obra, que o Pai O enviou para realizar. E para melhor entendermos, Jesus nos mostra, o caminho para se chegar junto do Pai, que é o da obediência, porque Ele mesmo sendo Deus junto do Pai, foi obediente até a morte e morte de cruz.




"Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus e deste-mos e guardaram a tua palavra. Agora eles reconheceram que todas as coisas que me deste procedem de ti. Porque eu lhes transmiti as palavras que tu me confiaste e eles as receberam e reconheceram verdadeiramente que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. Neles sou glorificado. Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer, a fim de que sejam um como nós. Enquanto eu estava com eles, eu os guardava em teu nome, que me incumbiste de fazer conhecido. Conservei os que me deste, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas, agora, vou pra junto de ti. Dirijo-te esta oração enquanto estou no mundo para que eles tenham a plenitude da minha alegria. Dei-lhes a tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas sim que os preserve do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade. Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade."(João 17,6-19)
Jesus agora, ora ao Pai pelos seus discípulos, por aqueles que eram do Pai e o Pai os entregou a Ele, e Ele se incumbiu de fazê-los conhecedores da Palavra da verdade que liberta.Então pede ao Pai que os guarde em seu nome e não os tire deste mundo, mas os preserve de todo mal, porque através deles, Ele próprio será glorificado no mundo.
Jesus fala com o Pai, num tom de amor absoluto aos seus discípulos, mencionando que, todos os que o Pai lhe deu, Ele os conservou e que nenhum se perdeu, a não ser Judas Iscariotes, que era o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Judas, que teve a grandiosa oportunidade de estar com Jesus e ver seus milagres e ouvir suas Palavras de vida eterna, não abriu o coração ao amor e nem olhos para vislumbrar os céus, na pessoa do Mestre.
Num primeiro instante, em que Jesus ora ao Pai, Ele diz que, já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; é como se neste momento, Ele realmente se ausentasse desta vida e adentrasse aos céus, onde está o trono de glória de seu Pai, e como se também nos fizesse entender que,o que iria passar, nenhum deles, teriam estrutura para suportar e necessitariam, da ajuda do Pai Eterno. E logo depois, quando fala do filho da perdição; Jesus diz ao Pai que, vai para junto Dele e que faz aquela oração em favor dos seus, enquanto está no mundo para que eles tenham a plenitude da sua alegria, e que alegria seria essa, senão a de cumprir com exatidão, a vontade do Pai,e que esse cumprimento desta vontade Santa, lhe faria desfrutar da Glória junto ao Seu Pai, que Ele já desfrutava antes mesmo da criação do mundo.
Jesus, diz ao Divino Pai, que por causa da Palavra da verdade, que fizera os discípulos conhecerem e viverem, o mundo os odeia, então roga que o Pai os guarde em Seu Santo nome e os conserve na unidade. Pois assim, com Ele O enviou, também os envia ao mundo, para que através de cada um deles, Ele seja também glorificado, e que também, pela verdade vivida e anunciada, eles alcancem a santificação.


"Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.
Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste. Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles."(João 17,20-26)
Atentem amados irmãos, a preocupação que Jesus teve com seus discípulos e tem com todos, que através deles conheceram a Palavra da verdade, anunciada e ensinada por Ele."Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim".Certamente que Jesus sabe, que o mundo não aceita a verdade do Pai, porque essa verdade libertadora, escraviza o egoísmo dos homens e é pedra de tropeço, para seus projetos mesquinhos e de cunho exclusivista e direcionado,unicamente para o lado material e financeiro, sem ideais alguns voltados para a fraternidade e o bem comum.
"Para que todos sejam um, assim com tu, Pai estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste".Vejam, como Jesus Cristo é categórico, ao fazer esta afirmação, que fiz questão de negritar, para dar o ênfase que essa verdade deve nortear a nossa fé e a caminhada cristã: "A UNIDADE". E é ele, o próprio Jesus, quem exige de nós esta unidade, porque somos todos membros de Seu Santo Corpo, e Ele é a cabeça. Sem a unidade, nossas orações não chegam nem mesmo, ao teto de nossa própria casa, digamos ao coração de Deus. Sem unidade, nossos trabalhos de evangelização, não conseguirão nem mesmo desempacar uma mula, quanto mais, converter um coração empedernido. Sem unidade, nosso canto não conseguirá juntar-se ao coro dos anjos, levando harmonia e sintonia, aos corações apreensivos e angustiados, que não conseguem assimilar a verdade que sai da boca de Deus. Sem a unidade verdadeira, não poderemos mostrar ao mundo, que somos enviados e escolhido por Deus: pois Ele e Seu Filho Jesus, são um só e nós só seremos um com Ele, se nos conservarmos na unidade do amor, que nos fará perfeitos e iremos para a glória, onde Jesus está e quer que estejamos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário