sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Predição da ruína de Jerusalém.


Mateus (24,1-28). Ao sair do templo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e fezeram-no apreciar as construções. Jesus, porém, respondeu-lhes: "Vedes todos estes edefícios? Em verdade vos declaro: não ficará aqui pedra sobre pedra; tudo será destruído".
Indo Ele assentar-se no monte das Oliveiras, achegaram-se os discípulos e, estando a sós com Ele, perguntaram-lhe:"Quando acontecerá isto? E qual é o sinal de tua volta e do fim do mundo?".
Respondeu-lhes Jesus:"Cuidai que ninguém vos seduza. Muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu o Cristo. E seduzirão a muitos. Ouvireis falar de guerras e de rumores de guerra. Atenção: que isso não vos pertube, porque é preciso que isso aconteça. Mas ainda não será o fim. Irá levantar-se nação contra nação, reino contra reino, e haverá fome, peste e grandes desgraças em diversos lugares. Tudo isso será apenas o início das dores. Então, sereis entregues aos tormentos, sereis mortos e sereis por minha causa, sereis objeto de ódio para todas as nações. Muitos sucumbirão, serão traídos mutuamente e mutuamente se odiarão. Irão levantar-se muitos falsos profetas e seduzirão a muitos. E, ante o progresso crescente da iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo. Este Evangelho do Reino será pregado pelo mundo inteiro para servir de testemunho a todas as nações, e então chegará o fim.
Quando virdes estabelecida no lugar santo a abominação  da desolação que foi predita pelo profeta Daniel(9,27) - o leitor entenda bem -, então os habitantes da Judéia fujam para as montanhas. Aquele que está no campo não volte para buscar suas vestimentas. Ai das mulheres que estiverem grávidas ou amamentarem naqueles dias! Rogai para que vossa fuga não seja no inverno, nem em dia de sábado; porque então a tribulação será tão grande como nunca foi vista, desde o começo do mundo até o presente, nem jamais será. Se aqueles dias não fossem abreviados, criatura alguma escaparia; mas, por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados.
Então, se alguém vos disser: Eis, aqui está o Cristo! Ou: Ei-lo acolá!, não creiais. Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isso fosse possível, até mesmo os escolhidos. Eis que estais prevenidos. Se, pois, vos disserem: Vinde, ele está no deserto, não saiais. Ou: Lá está ele em  casa, não o creiais. Porque, como o relâmplago parte do Oriente e ilumina até o Ocidente, assim será a volta do Filho do Homem.
Onde houver um cadáver, aí se ajuntarão os abutres".


Jesus, nesta passagem do evangelho de São Mateus, conscientiza seus discípulos, sobre todos os acontecimentos catastróficos, que cairá sobre a humanidade e que hoje, nós estamos presenciando ao vivo e a cores, através dos canais televisivos.
Ele faz menção à Jerusalém, dizendo que não ficará pedra sobre pedra, que tudo será destruído. E é certo que nos deparamos, com cenas de horror e terror, em praticamente todo território da terra santa; onde Ele pisou, onde viveu, onde nos ensinou a viver Sua Palavra verdadeiramente e onde, foi martirizado e morto numa cruz, para redemir toda a humanidade de seus pecados.
E olhando o mundo em que vivemos, nos angustiamos, quando vemos tantas guerras: nações contra nações e reinos contra reinos, devastando tudo que encontram pelo caminho, sem dó e sem piedade; pois o que importa mesmo, é a satisfação de conquistar troféus manchados de sangue. E com tudo isso, pestes se alastram e a fome é prato cheio, mas cheio de nada...
Jesus, fala do progresso crescente da iniqüidade, e que mediante este fato, a caridade iria esfriar em muitos corações. É bem verdade, que no corre-corre de nossos dias e na competitividade em que somos forçados a viver; como também, as cenas de violência que presenciamos diariamente no nosso meio e no mundo inteiro; são poucos os corações, que não ficam pedrificados, recusando-se  ou receiando, praticar a caridade. Porém,  mesmo que tudo  parece estar desmoronando, ou de fato esteja, não podemos nos pertubar e sim confiar em Jesus, que nos assegura que, se perseverarmos até o fim no amor, seremos salvos.
Jesus também, nos faz uma advertência de essencial importância, para nossa caminhada de cristãos, principalmente, no nosso tempo atual; esse tempo, em que infelizmente, muitos homens se deixam formatar suas personalidades, pela mídia, que muitas vezes, deturpa os verdadeiros valores morais e cristãos. Que na verdade, não deixam de ser falsos profetas. E Ele, é bem enfático, quando nos adverte, para que estejamos prevenidos, quanto aos falsos cristos e aos falsos profetas, que se levantarão diante de nós, para nos confundir. E esta prevenção, que Jesus quer que tenhamos: É A SUA PALAVRA; que deve estar em nossa boca, em nossa mente, em nosso coração, e em nossas ações, como faca bem afiada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário