domingo, 4 de setembro de 2011

Amor mútuo.


O Apóstolo Paulo, em sua Epístola aos Romanos(13,8-10), nos adverte sobre o amor mútuo, que engloba todos os mandamentos da Lei, e que se vivenciado no nosso dia-a-dia, certamente nos levará para o céu.
Ele nos diz:"A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a Lei. Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existem, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da Lei".
Gravemos em nossos corações e em nosssas mentes, estas sábias palavras de Paulo:"A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco". Sim porque, o amor recíproco é algo que não depende de nós, nem mesmo de nossas investidas; pois é de responsabilidade exclusiva do nosso próximo, a quem digamos de passagem, temos que amar, independente de sua repulsa por nós.
Esta caridade fascinante, que Paulo sempre coloca em suas cartas e suas pregações, é o amor que Cristo veio nos ensinar a viver; um amor que não mede distância e nem tamanho, e que é provado, quando se é capaz de dar a vida em favor do outro. Um amor que, não se preoculpa e nem leva em consideração, se não existe a reciprocidade da parte do ourto, simplesmente ama e deseja servir; quer a todo custo o bem do outro.
Vejamos, se Jesus não amasse assim; certamente que, quando se achava no pretório de Pilatos, sendo acusado injustamente pelo populacho, e vendo muitos daqueles aos quais, havia por amor, curado  suas enfermidades, gritarem: Crucifica-O!, teria desistido de nós, diante de nossa ingratidão. Mas, Ele veio para nos salvar, para obedecer ao Pai Eterno e nos dar a maior prova de amor, do verdadeiro amor, morrendo morte de cruz, no nosso lugar. E Ele, resumiu toda a Lei e todos os profetas, em dois únicos mandamentos:"Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua mente e todas as tuas forças; e a teu próximo como a ti mesmo".
Muitas pessoas, quando se deparam com esta verdade: Prova de amor maior não há, do aquele que dá a vida pelo irmão. Ficam entristecidos; igualmente àquele jovem rico, a quem Jesus manda que ele venda todos os seus bens e os dê aos pobres para depois seguí-lO; da mesma forma, muitos julgam que só se ama quando se morre pelo outro; e não deixa de ser também uma morte, mas não uma morte de aniquilamento, mas sim de doação; a doação que sabe suportar as mazelas do outro, que compreende os desacertos do irmão e que por nada e nem por ninguém, é capaz de praticar o mal contra o outro.
Não nos esqueçamos em hipótese alguma, que Cristo Jesus, nos deu a maior prova de amor; e que lá na cruz, dilacerado de tanta dor e desfigurado pelos açoites que padeceu, olha para Seus algozes que faziam sátiras dEle, e faz um último pedido ao Pai, dizendo:"Pai, perdoa porque eles não sabem o que fazem". E Jesus, fez a vontade do Pai:"Morreu na cruz, para nos salvar", mas deixou-nos um novo mandamento:"Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei".
Amar a tudo e a todos, isso implica, em fazer o bem sempre, e colocar em nosso coração a certeza de que, nossas boas ações são para Deus, porque somente Ele, tem o poder de nos levar para o céu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário